No dia 26 de agosto, pela tarde, na sala 84, ocorreu mais um Encontro do Grupo de Estudos, do Subprojeto FALE PIBID/2011. As acadêmicas-bolsistas apresentaram as Propostas Curriculares da Disciplina de Língua Portuguesa dos colégios estaduais Olinda Truffa de Carvalho e Marilis Faria Pirotelli.
Os conteúdos foram apresentados e discutidos a partir de três obras “O que é leitura”, de Maria Helena Martins, “A importância do ato de ler”, de Paulo Freire, e “O texto na sala de aula”, de João Wanderley Geraldi. Os textos foram discutidos com todo o grupo e as professoras de Língua Portuguesa, supervisoras do projeto, contribuíram com as discussões, relacionando a apresentação dos documentos com a realidade da sala de aula.
Foi extremamente produtivo discutir as Propostas Curriculares da Disciplina de Língua Portuguesa com professoras das escolas. Pudemos assim compreender a necessidade da teoria para a prática, ainda que esta, ao se concretizar, tome outros rumos. Mesmo assim, percebemos que uma teoria que nos guie e nos oriente é necessária para que tentemos minimizar as diferenças entre escolas, e consequentemente, sociais... Foi uma discussão profunda e reflexiva, que nos fez mais uma vez pensarmos na realidade em sala de aula.
ResponderExcluir