Língua Portuguesa em
ação: licenciandos de Letras ministram aulas pelo PIBID
Doze acadêmicos do curso de Letras,
da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), bolsistas do subprojeto
Formação e Ação: Leitura e Escrita na Escola (Fale), do Programa Institucional
de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), realizaram atividades de docência
nas aulas de língua portuguesa, nos meses de junho, julho e agosto, nos
colégios estaduais Horácio Ribeiro dos Reis e Marilis Faria Pirotelli.
Desde o início do ano a equipe se reúne nos grupos de estudo
e oficinas, em que são discutidas questões que envolvem a educação e o ensino
de língua portuguesa, assim como para o desenvolvimento das atividades que são
aplicadas em sala, nas instituições participantes. Além disso, os licenciandos
bolsistas de Letras também fizeram observações em turmas da escola, antes de
partirem para a prática em sala de aula.
Para a acadêmica Poliana Sella, uma das bolsistas do
subprojeto que está realizando as atividades no Marilis, o PIBID é importante
porque permite ao licenciando uma oportunidade de integração maior com a
escola, estreitando a relação com a professora regente e maximizando o
aproveitamento de aprendizado no contato com a turma eleita para a realização
da docência. “Acho uma excelente oportunidade porque, além do aprendizado, a
bolsa recebida auxilia no custeio da licenciatura, possibilitando que o
estudante diminua sua carga de trabalho regular e, com isso, dedique-se mais à
graduação”, salienta Poliana. Nesta etapa da docência, foram realizadas
atividades de leitura de textos diversos, os alunos realizaram exercícios de
interpretação, dramatização, produção de textos e artes plásticas como parte do
trabalho com os gêneros conto de fadas e poema. Já a outra equipe, que está no
Horácio, trabalhou com os gêneros jornalísticos: notícia, entrevista e enquete.
As produções de texto realizadas pelos alunos durante a docência serão
publicadas no Jornal que será implementado nos colégios.
A professora Sanimar Busse, professora do curso de graduação
de Letras e do programa de pós-graduação em Letras, da Unioeste, coordenadora
do subprojeto, destaca que o objetivo do projeto é preparar o licenciando de
Letras para atuar em sala de aula, no Ensino Fundamental e Ensino Médio, por
meio de um contato mais contínuo com a realidade da sala de aula. “Para a
formação do professor de língua portuguesa são fundamentais o estudo e a reflexão
sobre as teorias da educação, cultura e sociedade, além do aprofundamento das
pesquisas sobre a linguagem e o ensino da leitura e da escrita”, esclarece.
Para as professoras
supervisoras, Ilda Vedana e Aparecida Boscariol, o Pibid de língua portuguesa
contribui nas reflexões sobre o ensino e possibilita a discussão, o
planejamento e a realização de atividades na busca de superar os problemas de
leitura e escrita dos alunos. “Além das licenciandas estarem presentes em
sala e auxiliarem na realização das atividades, os encontros dos grupos de
estudos e das oficinas são oportunidades para rever e aprofundar questões
teóricas e práticas do ensino da Língua Portuguesa”, explicam.
Em 2011
No primeiro ano do Projeto, foram realizados grupos de
estudos, em que licenciandos, professoras supervisoras e coordenação estudaram
e discutiram textos da área da Sociologia da Educação, Didática e Ensino da
Língua Portuguesa. Também foram realizadas oficinas em que os licenciandos
prepararam aulas para as 5ª séries dos colégios estaduais Marilis Faria Pirotelli
e Olinda Truffa de Carvalho.
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