Páginas

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

4º Encontro - PIBID

No quarto encontro do Grupo de Estudos do FALE PIBID/2011, realizado no dia 12 de agosto, deu-se início a etapa de discussão e reflexão sobre o Projeto Político-Pedagógico dos colégios. Iniciaram-se os trabalhos com os textos: “Inovações e projeto político pedagógico: Uma relação regulatória ou emancipatória?”, de Ilma Passos Alencastro Veiga, “Projeto Político-Pedagógico: uma construção coletiva”, de Simone Raquel Pagel Longhi e Karla Lucia Bento e “Projeto Político Pedagógico: uma construção ‘coletiva?’”, de Elaine Sinhorini Arneiro Picoli e Elma Júlia Gonçalves de Carvalho.

A partir dos textos, foram discutidas questões relacionadas: à função e importância do documento Projeto Político Pedagógico (PPP) para o funcionamento e organização do espaço escolar; ao surgimento do PPP no sistema escolar brasileiro; ao PPP como “documento vivo”; ao PPP como documento de construção coletiva e histórica da organização e gestão educacional no Brasil e na Paraná. Neste dia, foram discutidos ainda assuntos referentes ao impacto de algumas de teorias educacionais internacionais importadas e aplicadas ao educacional brasileiro; hábitos de leitura no contexto sócio-histórico brasileiro; a realidade sócio-cultural dos Colégios atendidos pelo subprojeto e a importância da relação escola-universidade para a qualidade do ensino.

Faça o Download dos textos AQUI.

3 comentários:

  1. No encontro passado uma das coisas que mais me chamou a atenção foi a realidade sócio-cultural das escolas atendidas pelo projeto. Ao ler o PPP do colégio Olinda e ao analisar as pesquisas sócio-econômicas que foram feitas com os estudantes, pude perceber como é difícil a realidade de alguns alunos da escola. Para muitos deles é difícil conseguir aprender e se dedicar aos estudos quando se está inserido em um meio problemático e com condições precárias. Mais da metade das famílias dos estudantes vive com apenas dois salários mínimos, e em muitas dessas famílias os próprios pais não incentivam tanto a leitura, não cobram que os filhos façam a tarefa, etc. Outra: a escola conta com profissionais dedicados, que fazem o possível para atender as necessidades de todos os alunos, contudo, a estrutura da escola deixa a desejar. A maioria das salas de aula estão bastante danificadas, o prédio está deteriorado e necessitando urgentemente de uma reforma, como é apontado no próprio PPP da escola. Logo, percebe-se como fica difícil para o aluno poder se sentir bem naquele ambiente, poder se sentir estimulado a aprender. Aqui entra o papel do professor, como um agente que deve instigar no aluno esse desejo de aprender, para que então ele possa assimilar os conteúdos.
    Os encontros têm sido muito produtivos. Um abraço a todas as meninas do PIBID e até sexta, pessoal!! =D

    ResponderExcluir
  2. Ao ler o artigo que explicava o que era o PPP, pude entender melhor como as escolas se organizam e se estruturam. Um dos fatores mais importantes,é a inclusão de todos os funcionários da escola na construção do PPP, isso torna o documento mais fiel a realidade da escola, e faz com que mais ideias sejam somadas e que as melhorias possam ser feitas em cima de dados verdadeiros e relevantes para o ambiente escolar.

    ResponderExcluir